
O QUE É QUE A BAIANA TEM?
Interessante essa pergunta. Sempre eu quis saber o que é que ela tem, porém nunca ouvi falar de sua essência de sua sensibilidade. A imagem que é passada mostra uma mulher charmosa, sensual, naturalmente bonita, com roupas muito branca, cheia de babados rendados e engomados, vários colares e pulseiras de contas coloridas, turbante ornamentado com flores e frutas, calçada com douradas sapatilhas que rodopiam piruetas com saias rodadas e armadas.
Descreve-se uma baiana como sendo figura folclórica, um mito. Mas o que ela é?
Cogitou-se em descobrir como bate seu coração? Como deve ficar apreensiva quando seu amor sai para a insegurança do mar ganhar o sustento da família? Será fácil passar um dia causticante sentindo-se impregnada do perfume, suado e oleoso, exalado dos acarajés? Como estarão seus pés e pernas ao levantar-se do banquinho tosco em que ficou sentada por horas, aquecendo-se com o calor da frigideira? Nada foi dito. Sua imagem é de glamour.
Teria essa mulher tão decantada, tido tempo para apreciar um por de sol a beira mar, passeando?
E nas estupendas noites de luar, teve oportunidade de ver as estrelas deitada nas areias quentes da praia, namorando seu amado?
E seus olhos de lua cheia como ficam? Apenas choram.
Ela é um pesadelo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário